sábado, 28 de maio de 2011

IFRN E O PROJETO CIDADÃO DO AMANHÃ INICIAM AULAS DO PROITEC

 
 
    O Governo Municipal de Santa Cruz através do Projeto Cidadão do Amanhã em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias - IFRN, Campus de Santa Cruz, deram início ao preparatório 2011 - PROITEC, cujo objetivo é capacitar os alunos do 9º ano do ensino fundamnetal  com conhecimentos que venham viabilzar o seu ingresso como aluno no Instituto. O IFRN cedeu  para todos os alunos matriculados livros apostilas e livros atividades e o Governo Municipal entra na parceria com as instalações físicas e os professores, os quais integram o quadro profissional do Projeto Cidadão do Amanhã. A coordenação do curso ficou com o Professor do Projeto Nadjakson Marciel e a Assistente Social do Projeto Elizabeth Alves e na Coordenação Geral Adelma Barbosa. As aulas tiveram início neste sábado 28 de maio na escola municipal Miguel Lula de Farias, mais de 150 alunos participaram do 1º dia de aula, que acontecerão todos os sábados no período da tarde.

terça-feira, 17 de maio de 2011

18 de Maio - Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Instituído pela Lei Federal 9.9700/00, o dia 18 de Maio é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. A intenção do 18 de Maio é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.
A violência sexual praticada conta a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de orientação sexual e classe econômica. A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como na exploração sexual. Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual podem estar vulneráveis e assim serem submetidas as diversas formas de exploração sexual, tais como: tráfico, pornografia, prostituição e exploração sexual no turismo. Nesse contexto a criança ou adolescente não é considerado sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e proteção.
É partindo da premissa inscrita no Estatuto da Criança e do Adolescente de proteção e garantia dos direitos dos mesmos, que as esferas do poder público em parceria com as Escolas e Sociedade Civil convocam a todos para assumirem o compromisso no enfretamento da violência sexual contra a criança e ao adolescente, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de forma digna, saudável e protegida.
Como agente potencializador da cidadania, o Governo Municipal de Santa Cruz, O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Projeto Cidadão do Amanhã confirmam presença e participação na Campanha Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em parceria com Centro de Referência Especializada De Assistência Social - CREAS, promovendo uma semana de conscientizaçaão com seus alunos e terá como desfecho uma grande caminhada no dia 27 de maio pelas ruas da cidade a qual contará com a participação de toda a comunidade.

Mais informações: CREAS/SANTA CRUZ  - 3291 4129

sábado, 14 de maio de 2011

MULTIRÃO EM PROL DO MEIO AMBIENTE

 ALUNOS E PROFESSORES DO PROJETO CIDADÃO DO AMANHÃ NO PARQUE ECOLÓGICO
O  Governo Municipal de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio ambiente está desenvolvendo um belíssimo trabalho em prol do  meio ambiente em nossa cidade. Queremos parabenizar o Prefeito Péricles Rocha por  mais um trabalho voltado para a recuperação  do cenário natural. Quinta-feira 12 de maio do corrente ano, várias escolas da rede municipal de ensino e os alunos do Projeto Cidadão do Amanhã fizeram parte do Dia "D" do reflorestamento de parte de nossa cidade. Vários canteiros por toda área urbana foram e estarão sendo contemplados com "mudas de plantas" típicas do nosso ecossistema. No Parque Ecológico do Município foi implementado um trabalho em multirão para o plantio de várias plantas, destaque para o Pau-Brasil, Palmeiras, Ipê-amarelo, ficus, aroeira, mangueiras entre outras espécies. Ao todo foram plantadas 21 espécies diferentes em toda cidade. Parabéns ao prefeito e a toda a sua equipe. "Mundo verde, vida saudável".
 Este trabalho  contou com a parceria da EMATER, Sec. de Mun. de Agricultura e Sec. de Educação.

 
 

 


sexta-feira, 13 de maio de 2011

Projeto Cidadão do Amanhã participará da Novena de Santa Rita de Cássia

O Projeto Cidadão do Amanhã participará nesta segunda-feira (16 de maio) da programação da festividade da padroeira da cidade, Santa Rita de Cássia. Durante a tarde apresentará em um stand  em frente a Matriz, várias apresentações culturais, destaque para a Capoeira, acordeon, Violão e teclado. A noite será abençoado no novenário pela madrinha dos Sertões. Além do Projeto, outras instituições do município também estarão presente entre elas: SENAI, SEBRAE, 5ª URSAP, Grupos de Idosos, CRAS, Fórum Municipal, Conselhos,  Secretaria Municipal de Saúde, Unidades Básicas de Saúde /Estratégia e saúde da família, CAPS Chiquita Bacana, CRA Navo Rodrigues, CRI Mons. Raimundo, NAPS, Hospital Regional Aluísio Bezerra, Hospital Universitário Ana Bezerra e Clínicas

Prefeito Péricles Rocha participa de encontro Nacional de Prefeitos em defesa dos Municípios


O prefeito de Santa Cruz, José Péricles da Rocha, está participando da XIV Marcha a Brasília em defesa dos Municípios, maior encontro municipalista da América Latina. O evento começou oficialmente hoje (10) pela manhã com o credenciamento dos gestores municipais de todo o Brasil, seguido de plenária que desenvolveu o tema deste décimo quarto encontro, “Brasil: uma federação incompleta”.
Péricles está em Brasília fazendo parte desta luta. Como gestor municipal engajado e comprometido com sua cidade, ele está participando ativamente de todos os fóruns e discussões a respeito dos benefícios que a redefinição do pacto federativo trará também para Santa Cruz.
No última dia da Marcha, a presidente Dilma Rousseff, estará presente encerrando o evento e fazendo um balanço das questões reivindicadas e do posicionamento do Governo Federal.
Com informações da Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 12 de maio de 2011

CENTRO EDUCACIONAL GERAÇÃO - NATAL-RN

     A Escola Natalense situada em Mirassol, próxima ao Shoping Via Direta, esteve em nossa cidade com uma caravana de estudantes  e professores . Na oportunidade visitaram o Santuário de Santa Rita de Cássia e o Projeto Cidadão do Amanhã. A referida escola foi recepcionada no Projeto com as boas vindas da equipe administrativa. Foram feitas várias demonstrações culturais para os visitantes. Os estuadantes e Professores do Centro Educacioanal Geração ficaram encantados com o trabalho cultural, esportivo e social desenvolvidos em nossa cidade  através do Projeto Cidadão do Amanhã.

  
 GERENTE DO PROJETO E OS ALUNOS DO CENTRO EDUCACIONAL GERAÇÃO - NATAL
Coordenadora Adelma e funcionários da Escola Geração

Apresentações Culturais para os visitantes


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Projeto Cidadão do Amanhã: Um Produtor de Cultura de Nossa Região

O Projeto Cidadão do Amanhã, é sem dúvida alguma, o maior Projeto de inclusão social, cultural e desportivo do interior do Estado do Rio Grande do Norte. A "marca" (qualidade) do Cidadão do Amanhã está estampada nos diferentes cantos da nossa cidade. Grandes talentos foram revelados, dentre eles: músicos,  bailarinas, jogadores de  futebol. Muitos atletas do Cidadão do Amanhã já passaram pelo seguintes clubes: ABC, Potiguar de Currais Novos, Vasco da Gama, Botafogo, Santa Cruz, etc.Atualmente o Potiguar de Currais Novos, selecionou 02 atletas do Projeto Cidadão do Amanhã para a sua equipe de base. O América de Natal também está interessado em conhecer o talento e as habilidades de 02  dois Alunos, os quais deverão ir a capital nos próximos dias.

Épocas de ouro do Coordenador de esporte do Projeto Cidadão do Amanhã: Gilberto Brandão


Nosso amigo, Gilberto Brandão (Galego de Gentil) jogando pela forte equipe do POTIGUAR DE CURRAIS NOVOS  diante do América de Natal, valendo pelo Campeonato Estadual de 1982.

Escalação do Potyguar de Currais Novos:
Eri, Almir, Paulo, Toninho, Pato, Dejanilson, Davi, Dedé de Dora, Luciano, Nêgo, GILBERTO.

América de Natal:
César, Junior, Ivan, Lúcio Sabiá, Noronha, Wassil, Baltazar, Didi Duarte, Curió, Sandoval e Severinho.

Prefeito Péricles Rocha estará realizando a 3ª etapa do "Projeto Muito Mais Santa Cruz"


O Governo Municipal de Santa Cruz estará realizando a 3ª etapa do Projeto Muito Mais Santa Cruz, projeto idealizado pelo Prefeito José Péricles Farias da Rocha, que tem como objetivo principal aproximar as ações governamentais da população dos bairros da nossa cidade. Este Projeto visa em sua essência maior  melhorar a qualidade de vida das pessoas , oportunizando a estas, ações cidadã que venha de encontro a uma inclusão social.  Para o  prefeito Péricles  Rocha, a expectativa é que todos os moradores dos bairros da cidade e da zona rural sejam atendidos, “Foi pensando em agregar vários serviços em um mesmo lugar, em levar informação a população, que muitas vezes desconhece os seus direitos, que nós pensamos em desenvolver este projeto. E  está aí o resultado,  a primeira e  segunda edição do “Muito Mais Santa Cruz”  foram um sucesso, isso mostra que este é o caminho”, revela o prefeito no programa da rádio Santa Cruz.
      As atividades continuarão ao longo dos meses. A 3ª edição será no dia 31 de maio no bairro Maracujá. A concentração será na Escola Municipal Palmira Barbosa.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Projeto Cidadão do Amanhã completará 15 anos de História



O Projeto Cidadão do Amanhã  irá completar em 18 de junho de 2011  15 anos de existência em nosso município e possui como característica principal o atendimento a  1.500 crianças e adolescentes no município de Santa Cruz, visando sobretudo, a garantia da melhoria das condições de defesa dos direitos  da infância e da juventude.Ao se verificar a urgente necessidade de promoção dos ideais de justiça social, o  município de Santa Cruz, através do Projeto Cidadão do Amanhã, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social-MDS, vem oportunizando a estas Crianças e Adolescentes acesso ao esporte, complemento alimentar, cultura, atendimento odontológico, serviço social e reforço escolar; Vindo assim a atender as exigências prioritárias e legais do ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente.
 Assim sendo, gozando de irrestrita credibilidade perante a opinião Pública e, conhecido diretamente pelo UNICEF e Pela TV FUTURA- Canal do Conhecimento. O Projeto Cidadão do Amanhã, orgulhosamente, se inspira mais uma vez   nos princípios básicos do estado de direito da Republica Federativa do Brasil para promover  a cidadania.  São disponibilizadas as seguintes modalidades/atividades: artes visuais, teclado, flauta, dança moderna, dança de salão, dança folclórica, violão, acordeom, canto coral, meio ambiente, circo, banda de música, capoeira, futebol de salão, futebol de campo, vôley, basquete, karatê, judô e atletismo. O Prefeito José Péricles Farias da Rocha,  vem lutando para que o Projeto Cidadão do Amanhã possa continuar brilhando no cenário artístico, cultural e desportivo da  nossa cidade e do nosso estado.



GALERIA DE FOTOS DOS 15 ANOS DE HISTÓRIA DO PROJETO CIDADÃO DO AMANHÃ






segunda-feira, 9 de maio de 2011

VEJA MAIS IMAGENS DA FESTA DAS MÃES NO PROJETO CIDADÃO DO AMANHÃ

 


PROJETO CIDADÃO DO AMANHÃ REALIZA GRANDE HOMENAGEM PARA AS MÃES


O Projeto Cidadão do Amanhã, iniciativa social desenvolvida pelo Governo Municipal, realizou ontem (06) um evento em comemoração ao Dia das Mães. A homenagem teve início às 9h e reuniu aproximadamente 600 mães de alunos do projeto, que foram prestigiadas com apresentações culturais, brindes, lanches e atividades interativas voltadas ao dia em destaque.
O programa de assistência e amparo a crianças e adolescentes da rede pública de ensino, está prestes a completar 15 anos de história. “Tão importante quanto o envolvimento e a assiduidade dos alunos ao Projeto Cidadão do amanhã, é a participação ativa das mães. Nós que fazemos parte da coordenação, ficamos imensamente satisfeitos com o bom relacionamento entre mães e equipe, pois assim, sabemos que o trabalho feito aqui com as crianças e os adolescentes tem continuidade em casa”, declarou o Gerente do Projeto Cidadão do Amanhã, Edgar Santos.
Estavam presentes na solenidade O Secretário de Gabinete Civil Dinamérico Augusto de Medeiros,a Coordenadora de Cultura, Adelma Barbosa da Costa, os Coordenadores de Esporte, Gilberto Brandão e João Batista, e o Gerente Geral, Edgar Santos, além de todos os colaboradores, alunos e grupos que fazem parte do Projeto.