terça-feira, 17 de maio de 2011

18 de Maio - Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Instituído pela Lei Federal 9.9700/00, o dia 18 de Maio é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. A intenção do 18 de Maio é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.
A violência sexual praticada conta a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de orientação sexual e classe econômica. A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como na exploração sexual. Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual podem estar vulneráveis e assim serem submetidas as diversas formas de exploração sexual, tais como: tráfico, pornografia, prostituição e exploração sexual no turismo. Nesse contexto a criança ou adolescente não é considerado sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e proteção.
É partindo da premissa inscrita no Estatuto da Criança e do Adolescente de proteção e garantia dos direitos dos mesmos, que as esferas do poder público em parceria com as Escolas e Sociedade Civil convocam a todos para assumirem o compromisso no enfretamento da violência sexual contra a criança e ao adolescente, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de forma digna, saudável e protegida.
Como agente potencializador da cidadania, o Governo Municipal de Santa Cruz, O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Projeto Cidadão do Amanhã confirmam presença e participação na Campanha Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em parceria com Centro de Referência Especializada De Assistência Social - CREAS, promovendo uma semana de conscientizaçaão com seus alunos e terá como desfecho uma grande caminhada no dia 27 de maio pelas ruas da cidade a qual contará com a participação de toda a comunidade.

Mais informações: CREAS/SANTA CRUZ  - 3291 4129

Nenhum comentário:

Postar um comentário